Informação sobre catapora, causas, sintomas e tratamento da catapora, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Transmissão da catapora

O vírus causador da catapora aloja-se no nariz e na garganta e é expelido no ar quando uma pessoa infectada espirra, tosse ou fala. Ele também está presente nas bolhas e erupções da pele. A catapora é transmitida de uma pessoa para outra pela tosse, espirro ou contato com as erupções. As pessoas com catapora podem transmitir a doença desde 1 a 2 dias antes do início dos sintomas e até que todas as bolhas tenham formado crosta (normalmente em aproximadamente 5 dias). Entretanto, pessoas imunodeprimidas podem transmitir a doença por mais tempo, em geral enquanto as bolhas continuarem a surgir. Os sintomas normalmente aparecem de 10 a 21 dias depois do contato com o vírus. 

A catapora é uma doença muito contagiosa

A catapora é uma doença muito contagiosa causada pelo vírus varicela-zoster. O vírus espalha-se facilmente de pessoas com catapora para outras pessoas que nunca tiveram a doença ou que tenham recebido a vacina contra a catapora. O vírus espalha-se no ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Ele também pode espalhar-se através do tocar ou respirar as partículas do vírus que provêm das bolhas da catapora.

A catapora também pode ser transmitida de pessoas com herpes. O vírus varicela-zoster também pode provocar herpes. Uma pessoa que tenha herpes pode transmitir o vírus para outras pessoas que nunca tiveram catapora ou mesmo que receberam a vacina contra a catapora. Nestes casos, a pessoa exposta pode desenvolver catapora.


ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL