Informação sobre catapora, causas, sintomas e tratamento da catapora, identificando formas de a diagnosticar e classificar.


Conhecendo a catapora

A catapora surge quando o vírus varicela zoster infeta o trato respiratório superior (nariz, garganta, canais de respiração) ou conjuntiva (superfície do olho). O vírus pode ser transmitido por secreções respiratórias, como por exemplo a partir de tosse ou espirros, ou por contato directo, tal como a partir de bolhas na pele. A catapora é tão contagiante, que geralmente, todas as pessoas suscetíveis, que convivem na mesma casa de um indivíduo infetado também vão contrair catapora. Muitas vezes, os contatos domiciliares apresentam ainda mais bolhas. Em casos raros, as mulheres grávidas podem transmitir o vírus a seus bebês antes do nascimento.
Pessoas com catapora geralmente têm febre, uma erupção cutânea que começa na cabeça e se espalha para o resto do corpo e coceira. Uma pessoa típicamente terá de 300 a 500 bolhas que aparecem em fases, de modo que nem todas as bolhas surgem na mesma fase.

Complicações da catapora são mais prováveis em adolescentes, adultos, crianças menores de 1 ano de idade, recém-nascidos cuja mãe desenvolveu a erupção durante o tempo de gravidez, e pessoas com condições imunes comprometedoras. Complicações mais comuns são pneumonia, encefalite (infeção do cérebro) e infeções bacterianas, como infecção por estreptococos do grupo A (vulgarmente conhecida como "bactéria carnívora"). Mulheres que estejam infetadas durante a gravidez podem contagiar os bebês com defeitos congênitos, tais como atraso grave de desenvolvimento ou encurtamento dos membros.
Embora rara, a morte pode ocorrer a partir de catapora ou das complicações associadas a esta. Nos E.U.A, antes de uma vacina estar disponível, a cada ano entre 50 e 100 pessoas morreram de catapora, sendo que a maioria eram adolescentes e adultos saudáveis.